Junte-se a nós e participe da construção de uma Brasília melhor

Como você quer participar?

Projetos

Nossos Projetos nascem de parcerias com iniciativas, grupos e organizações que comungam de nossos propósitos e princípios e visam à sustentabilidade, justiça e democracia nos territórios urbanos. São verdadeiros laboratórios de transformação e ativismo protagonizado por e para os cidadãos locais. Conheça mais e engaje-se! Você pode fazer parte de uma de nossas iniciativas.

Participe

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho (GTs) e o Fórum Lixo e Cidadania são espaços que reúnem pessoas interessadas em desenvolver diálogos e incidir em políticas públicas por um DF mais justo, democrático e sustentável. São propícios para planejar ações conjuntas, tecer parcerias, elaborar ou fortalecer projetos e ações cidadãs. Os focos em educação cidadã, na construção de indicadores na mobilização social são transversais a todos grupos de trabalho.

Participe

Mural de Idéias

Você tem algo a dizer por um DF mais justo, democrático e sustentável? Compartilhe suas ideias e conecte-as a pessoas que podem querer fazer a diferença! Queremos ouvir suas propostas, opiniões, sugestões, inquietações, peguntas e críticas construtivas em relação à cidade ou ao Movimento.

Participe

Boletim de Notícias

Acompanhe nossos movimentos e saiba mais sobre o que acontece no Nossa Brasília. Assine nosso Boletim e receba notícias, convites e atualizações desta página.

Projetos

Observatório da Criança e Adolescente

O Observatório da Criança e do Adolescente, Projeto OCA, tem como foco a formação de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para o entendimento da amplitude dos Direitos à Educação e à Cidade, bem como para compreensão e inserção em questões importantes, como o orçamento público das localidades onde habitam. Nasceu do esforço compartilhado entre Movimento Nossa Brasília e do Coletivo da Cidade, em busca de respostas às demandas de formação de jovens e adolescentes da Cidade Estrutural com as perspectivas da Educação Cidadã e da Construção Participativa de Indicadores. O projeto foi contemplado pelo Edital do Instituto C&A entre 2013 e 214, em sua primeira fase. Agora, após a consolidação da iniciativa e a colheita dos primeiros resultados, um novo ciclo, fomentado por Edital da União Europeia, visará que práticas e procedimentos cunhados no dia a dia do OCA sejam sistematizados e reconhecidos como tecnologia social transformadora e com alto potencial de replicabilidade.

Inscreva-se

Grupos de Trabalho

Agricultura Urbana

O foco em agricultura urbana insere-se na discussão maior dos direitos: à cidade, ao ambiente equilibrado, à soberania e à segurança alimentar. Para além de impactar diretamente na sustentabilidade ambiental, as hortas servem como espaços educativos, de convivência, diálogo e exercício da cidadania. A perspectiva de integração da agricultura no meio urbano de Brasília põe em diálogo governo, sociedade, empresas e academia, e o GT é um espaço para essa convergência e construção coletiva. Acreditamos que a práxis da agricultura urbana contribui para a formação de cidadãos, para a mobilização de comunidades locais e para a construção de novas realidades e comportamentos sociais. Faça parte dessa revolução em rede.

Inscreva-se

Cultura

Inscreva-se

Fórum Lixo e Cidadania

O Grupo de Trabalho sobre Resíduos Sólidos do Movimento Nossa Brasília apoia e sedia as reuniões do Fórum Lixo e Cidadania do DF, o qual integra. As reuniões acontecem no INESC quinzenalmente e são locus de discussões sobre coleta, a gestão e a destinação dos resíduos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a regulamentação e as leis distritais, compostagem urbana aliada às hortas comunitárias e sobre a cidadania e direitos daqueles que trabalham com os resíduos sólidos diariamente: os catadores de materiais recicláveis. Participe!

Inscreva-se

Mobilidade Urbana

Uma das questões mais críticas no DF é a mobilidade, tanto no Plano Piloto, quanto nas demais Regiões Administrativas. Como promover fluidez, sustentabilidade, eficiência energética e qualidade de vida, a partir de um modelo que valorize não apenas o carro, mas o transporte coletivo de qualidade e soluções alternativas como a carona solidária e o uso seguro da bicicleta como meios de transporte? Como trabalhar pelo o fortalecimento da rede pública, com a integração entre os diversos tipos de locomoção coletiva? Colabore com o avanço dessa reflexão, aprofunde-se na temática da mobilidade e vá para as ruas, a pé ou de bike, como um ativista do GT de Mobilidade Urbana.

Inscreva-se

Mural de Idéias

Coloque aqui a sua idéia