Observatório da Criança e do Adolescente

O Observatório da Criança e do Adolescente, Projeto OCA, tem como foco a formação de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para o entendimento da amplitude dos Direitos à Educação e à Cidade, bem como para compreensão e inserção em questões importantes, como o orçamento público das localidades onde habitam. Nasceu do esforço compartilhado entre Movimento Nossa Brasília e do Coletivo da Cidade, em busca de respostas às demandas de formação de jovens e adolescentes da Cidade Estrutural com as perspectivas da Educação Cidadã e da Construção Participativa de Indicadores. O projeto foi contemplado pelo Edital do Instituto C&A entre 2013 e 214, em sua primeira fase. Agora, após a consolidação da iniciativa e a colheita dos primeiros resultados, um novo ciclo, fomentado por Edital da União Europeia, visará que práticas e procedimentos cunhados no dia-a-dia do OCA sejam sistematizados e reconhecidos como tecnologia social transformadora e com alto potencial de replicabilidade. Acompanhe as notícias e saiba mais!

A Cidade Estrutural, onde situa-se o OCA, é local de grande vulnerabilidade social, pois abriga o maior lixão a céu aberto da América Latina, e a principal fonte de renda da população local é a catação de resíduos sólidos. Estima-se que dos aproximadamente 45 mil moradores, em torno de 60% da população da Estrutural tem entre 0 e 18 anos. São apenas quatro escolas, forçando a maioria dos estudantes a serem atendidos em outras cidades. Essa situação, combinada com a ausência de oportunidades e atenção do Estado, agrava a realidade do trabalho infantil do Lixão. Devido a este cenário, o OCA apresenta-se como espaço de formação de adolescentes para o protagonismo e para sensibilização das crianças. É também locus de sistematização e disseminação de informações sobre a cidade para a mobilização da população, munindo-a de instrumentos de incidência para a sustentabilidade. Acompanhe as notícias, atividades, dilemas e conquistas do OCA.

Nossa equipe

Dyarley Viana Educadora

Natália Dantas Psicóloga

Jackeline Souza Educadora

Joelson Alves Educador

Wallison de Souza Estagiário

Andréia Crispim Coordenadora

Acompanhe nossas realizações

Veja mais

Venha fazer parte deste projeto

O Coletivo da Cidade é o grande parceiro do Nossa Brasília na realização do OCA. O Coletivo está localizado na Cidade Estrutural (DF) e atua basicamente com o atendimento de crianças e adolescentes no contraturno escolar oferecendo alternativas artísticas e educativas como meio de transformação social, além de ser importante espaço de convivência comunitária e capacitação profissional para os demais moradores da cidade.
As iniciativas construídas em parceria pelo Nossa Brasília e o Coletivo da Cidade, com apoio de ONGs, como a Rodas da Paz, envolvimento de voluntários e o fomento do Instituto C&A e da União Europeia buscam o envolvimento dos moradores e visam demonstrar que é possível aos cidadãos da Estrutural vislumbrar novos caminhos. Ser parte da transformação da realidade de vida na Estrutural é a missão do OCA e de todos os parceiros envolvidos.

Inscreva-se

Entre em contato conosco

Nossa Brasília
Fone +55 (61) 3212-0200 - Fax: +55 (61) 3212-0216
SCS, QD 01, Bloco L, Nº 17, cobertura - Ed Marcia
Brasília/DF
CEP: 70.307-900
inesc@inesc.org.br